Homens e mulheres enxergam o mundo de maneira diferente.

Comentarios

Você acha que homens e mulheres têm uma perspectiva diferente do mundo? A ciência já tem uma resposta para isso.
Porém, ela não é psicológica. O que um novo estudo da Universidade da Cidade de Nova York (EUA) descobriu é que os dois sexos têm literalmente uma visão diferente do mundo.
Por exemplo, os homens têm uma maior sensibilidade a pequenos detalhes e objetos em movimento rápido. Já as mulheres são melhores em distinguir entre as cores.

Fisicamente diferentes



Os pesquisadores já sabiam que os sexos exibiam diferenças nas funções sensoriais. O córtex cerebral (região do nosso cérebro) tem um número muito elevado de receptores de testosterona, o que pode ser uma base para as diferenças entre homens e mulheres quanto aos nossos sensos.
Por exemplo, a audição tem claras diferenças de sexo (relacionadas aos níveis de testosterona). De todos os principais sistemas sensoriais, apenas a visão não tinha ainda sido examinada em busca de diferenças entre os sexos, o que, segundo os cientistas, é surpreendente, porque o lobo occipital (nossa área primária de projeção visual) pode ter a maior densidade de receptores de testosterona no córtex.
Sendo assim, eles examinaram funções visuais básicas em homens e mulheres com visão normal, em busca de diferenças.
Quando os voluntários foram solicitados a descrever cores mostradas a eles dentro de todo o espectro visual, os pesquisadores notaram que a visão de cores dos homens era “desviada”. Eles precisavam de um comprimento de onda ligeiramente mais longo para observar a mesma tonalidade que as mulheres.
Eles também eram menos capazes de discriminar entre as cores, ou seja, para os homens, é como se o espectro de cores fosse “menor” (talvez seja por isso que carmim, escarlate, coral, salmão, vinho, etc., para eles é tudo “vermelho”, mas nós, mulheres, sabemos que não são).
Os pesquisadores também usaram uma imagem de barras claras e escuras para medir a sensibilidade ao contraste dos participantes. Essas barras podiam ser horizontais ou verticais, e os voluntários tinham que dizer qual delas eles estavam vendo. Mas, em cada imagem, quando as barras claras e escuras eram alternadas, a imagem parecia tremer.
Variando a rapidez com que as barras eram alternadas, ou quão próximas elas ficavam, os pesquisadores descobriram que, a taxas mais lentas de mudança de imagem, os observadores perdiam a sensibilidade quando as barras eram próximas, e ganhavam sensibilidade quando as barras eram afastadas.
Quando a mudança de imagem era mais rápida, ambos os sexos eram menos capazes de adivinhar corretamente as imagens. Ainda assim, em geral, os homens eram mais capazes de “resolver o quebra-cabeça” com imagens mais rápidas e mais próximas.
Conclusão: como com outros sistemas sensoriais, existem diferenças marcadas na visão dos sexos. Os pesquisadores acreditam que a testosterona desempenha um papel importante, levando a conectividades diferentes em homens e mulheres.
As mulheres têm uma melhor visão de cores, e os homens têm sensibilidade significativamente maior para detalhes e estímulos em movimentos rápidos, o que os cientistas acreditam ser consistente com os papéis sexuais em sociedades de caçadores-coletores (da qual nós evoluímos).

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário