Torre de Hércules: O Farol do "Fim do Mundo"

Comentarios

No noroeste da Espanha, localiza-se a região da Galícia. Habitada a milhares de anos pelos Celtas, foi uma importante região do Império Romano a partir do século II AC, conhecido como Brigantium, recebendo até a visita do Imperador Júlio César.

Ainda hoje um importante Marco Romano domina a paisagem desta belíssima cidade, a Torre de Hércules, o mais antigo farol que ainda continua em operação no mundo, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
 Durante muito tempo, a Galícia foi considerada o "Fim do mundo conhecido", pois nada havia sido explorado além do Cabo Finisterre, que fica a cerca de 80 km de onde foi construído o farol de La Coruña.

Com belas praias, construções históricas, um clima ameno durante todo o ano, La Coruña atrai cada vez mais visitantes, que se impressionam com suas paisagens, onde o antigo e o contemporâneo se combinam com em poucos outros locais.

História e Lendas

Construída no Século II DC pelo Imperador Romano Trajano para funcionar como Farol , provavelmente sobre fundações Fenícias que já existiam por lá, a Torre de Hércules perdeu sua função durante a Idade Média, onde funcionou como fortificação, e depois foi abandonada em ruínas, até que foi totalmente restaurada entre 1788 e 1791, e continua funcionando até hoje.
 Representação que mostra como estava a Torre antes da restauração
Muitas lendas são contadas sobre a origem do nome da Torre: uma das mais conhecidas conta que no exato local em que foi construído o Farol, Hércules teria enterrado a cabeça decepada do gigante Gerión, que vivia no local explorando e maltratando os pobres camponeses. Para marcar o local, Hércules teria fincado no chão uma imensa tocha, que começou a servir como orientação às embarcações. Neste local nasceu o povoado de Coruña.
 Como seria a construção original 


Independente das lendas, a beleza da Torre e de seus arredores é inquestionável, e por si só já vale a visita.

Mas a visita não termina apenas com a apreciação do visual. O acesso à Torre é repleto de esculturas e informações históricas, além do fato que os visitantes podem subir no alto do monumento e visitar suas fundações subterrâneas.
 As Bases da Torre de Hércules podem ser visitadas

E para apreciar melhor esta aula de história, por que não ter uma vista panorâmica da região da Torre de Hércules e do belo litoral galego visitando o moderno e também impressionante Monte de San Pedro, onde um incrível Elevador leva os visitantes até o mirante no alto do monte.





Rosa dos Ventos gigante
Menires nos arredores da Torre de Hércules
Esculturas pré-históricas usadas para apontar marcos geográficos ou religiosos


#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário