Energia Nuclear - Como Funciona, Lado Ruim, Soluções

Comentarios



Muitos já ouviram falar da energia nuclear, tanto que seu nome é temido, afinal ela está interligada a terríveis acidentes, inclusive ao terrível bombardeio de Hiroshima e Nagasaki. 

Mas assim como ela tem seu lado ruim também tem um lado bom, com soluções para resolver o problema de seus efeitos.

Para vocês entenderem melhor vamos falar sobre como a energia nuclear funciona e aí ir direto ao assunto. Confiram abaixo:

Muita gente deve saber que a radiação uma vez liberada em um determinado local pode durar anos até que tudo volte ao normal. 


Mas durante o tempo que a contaminação fica, muitas anomalias aparecem, como aconteceu em Chernobyl, as cidades japonesas que citamos acima, entre outras que sofreram acidentes nucleares.

  
Mas como a energia nuclear funciona?

A energia nuclear funciona da seguinte maneira:

Ela possui três fases, primeiro o urânio é colocado no vaso de pressão. 

Com a fissão, há a produção de energia térmica. 

No sistema primário, a água é utilizada para resfriar o núcleo do reator nuclear.

Já no sistema secundário, a água aquecida pelo sistema primário transforma-se em vapor de água em um sistema chamado gerador de vapor. 

O vapor produzido no sistema secundário é aproveitado para movimentar a turbina de um gerador elétrico.

Esse vapor é então transformado em água através de um sistema de condensação, ou seja, através de um condensador que, por sua vez, é resfriado por um sistema de refrigeração de água. 

Esse sistema bombeia água do mar, água fria, através de circuitos de resfriamento que ficam dentro do condensador.

Por fim, a energia que é gerada através de todo o processo de fissão nuclear chega às residências por redes de distribuição de energia elétrica.

Parece bom e eficiente não é?

Seria se não fosse o fato de resfriar o reator com a água do mar, pois não existe outra maneira a não ser a água para resfriar, veja bem, a água resfria o reator e depois o que acontece?

O reator fica frio e a água contaminada, o que resulta em um grande problema, de como eliminar essa água?

Lado Ruim

Além desse, existem mais quatro pontos negativos da energia nuclear, entre eles:
  • A energia nuclear pode ser usada para a construção e proliferação de armas nucleares.
  • A construção de uma usina nuclear é cara e demora de 15 a 20 anos para ser concluída.
  • Elas funcionam à base de urânio, elemento que não é muito fácil de ser encontrado.
  • Os resíduos da fissão nuclear são elementos altamente radioativos.
Então por que ainda existe a energia nuclear?

Soluções 

Porque com o tempo vendo o erro do passado começaram a investir mais em segurança e também na criação reatores em miniatura, do tamanho de uma banheira, que podem fornecer energia para 20 mil casas.

Tudo bem que a inovação só deverá ser usada em 2020, mas fazer correndo sem antes ter um bom planejamento é o mesmo que repetir os erros do passado e além disso, eses reatores são mais baratos e, por seu tamanho, fáceis de transportar.

Atualmente se usa a 2ª e a 3ª geração de reatores, mas no futuro isso deve mudar com uma nova geração que deverão ser mais seguros, econômicos e sustentáveis. Devem começar a funcionar na década de 2030.

Tório - Nova Fonte de Energia Nuclear Limpa
No futuro também será utilizado o Tório que produzirá 200 vezes mais energia do que a mesma quantidade de urânio e 3,5 milhões de vezes a mais do que carvão natural. Ele é mais abundante que urânio, não pode ser “convertido” em arma nuclear e ainda pode livrar o mundo da necessidade de petróleo.


Pra quem não sabe o que é o tório, ele é um elemento químico de símbolo Th e de e número atômico igual a 90 (90 prótons e 90 elétrons), com massa atômica aproximada de 232,0 u. À temperatura ambiente, o tório encontra-se no estado sólido. Foi descoberto em 1828 por Jöns Jacob Berzelius.

E pra finalizar, atualmente esta sendo estudada a possibilidade de construir em 2040, um reator nuclear que usa a água do mar na França. A energia seria limpa e, teoricamente, ilimitada.

Como vocês podem ver há várias opções que podem melhorar e muito a questão da poluição e segurança. Esperamos que essa energia esteja acessível daqui a alguns anos, assim muitos acidentes serão evitados.

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário